segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Faxineira

Gente!

No final do ano passado, tracei alguns alvos pra 2011. Um deles, era contratar uma faxineira para ir lá em casa uma vez por semana.
Já estou indo para o terceiro ano de casada e não estava conseguindo dar conta de tudo.


Me sentia como essa mulher aí (isso que eu ainda não tenho filhos).

Mas, graças a Deus e a graças a compreensão do maridão, contratei uma figura muito especial para me ajudar lá em casa. A Mariazinha.

Pode parecer besteira, mas tô muuuito feliz!
E a primeira faxina rendeu elogios. Ela fez muito mais do que eu esperava. Não precisei ficar escrevendo tudo, tim tim por tim tim. Ela é bem organizada e cheia de capricho.
Aproveitando a o assunto, li um texto bem legal no Casa da Chris, que quero compartilhar com vocês.

Dicas para evitar o efeito casa maluca
O “surto de descontrole com a própria casa” pode demorar a rolar, mas uma hora acontece. Geralmente em um dia em que tudo, das cortinas da sala ao interruptor da cozinha, parece conspirar contra você. Uma conta esquecida na mesa da sala, a faxineira que deu o cano mais uma vez, as roupas que parecem brotar pela casa... Com a visão do caos tão eminente, você tem vontade de chorar. Sente-se como um daqueles “demitidos” do reality show do Donald Trump, incapaz de administrar até mesmo o tempo de cozimento de um simples Miojo (três minutos, só para lembrar...). Mas nem tudo está perdido. Abaixo você confere algumas dicas de organização para nunca mais ficar perdida(o) no seu próprio espaço.


1. Mantenha a pia da cozinha sempre limpa. Nossa mãe já dizia isso, mas só quando você se muda para a sua própria casa entende a lição. Em vez de deixar a louça suja acumular na pia, vá lavando aos poucos, sempre que usar alguma coisa. É muito menos traumático do que ter de encarar uma montanha de pratos nojentos e com molho grudado de ontem.

2. Não entre em pânico caso a faxineira dê o cano. Faça o básico: uma varridinha no chão da casa toda (suas mãos não vão cair), limpeza no banheiro e roupa recolhida do varal. E torça para ela aparecer no dia seguinte.

3. Faça listas sempre que precisar. O supermercado pode ficar muito mais fácil se você adotar o costume de anotar o que está quase acabando num caderninho. Isso vale para os itens da despensa, do armário do banheiro, da lavanderia.

4. Investa em compras semanais. É uma ótima pedida para aproveitar as ofertas do supermercado e para ter sempre produtos frescos na geladeira, o que facilita muito a vida na hora de preparar seus pratos favoritos.

5. Arrume a cama todos os dias. Acho que poucas coisas são tão pouco convidativas quando uma cama toda desarrumada quando você chega em casa louca para um mergulho nos seus próprios lençóis. A experiência pode ser penosa no meio da epopéia matinal, quando você tem de se arrumar, tomar um café decente e tentar ler pelo menos um pedaço do jornal, mas vale a pena.

6. Reúna todas as cartas recebidas num mesmo lugar. E o mais importante: tente abrir todas elas no dia em que são recebidas. Para não ter surpresas desagradáveis do tipo encontrar uma conta vencida há cinco dias e ter de ir ao banco em vez de usar o internet bank.

7. Dê uma geral no guarda-roupa a cada seis meses. Para não ter de encarar a mega-arrumação geral de fim de ano. Tire tudo e reorganize camisas, calças, blusas de lã. Separe o que não pretende usar mais sem dó. Mande consertar roupas que estão “de lado” há meses e doe o restante.

8. Evite o efeito roupas que andam pela casa. Experimentou uma roupa que não vai usar, devolva-a ao guarda-roupas imediatamente. Manter um cesto de roupas no banheiro também é uma boa pedida.

9. Bilhetes na geladeira sempre funcionam. Aposte nessa tática para não se esquecer de buscar roupas na lavanderia ou sapatos que tenham ido para o conserto por exemplo.

10. Coloque as toalhas de banho no sol diariamente. Encontrar a toalha úmida na hora de sair do banho não tem a menor graça.


PS: Estou meio sem ter o que mostrar das nossas arrumações em casa. E o pior é que estou sem câmera também (a minha estragou). Mas assim que tiver alguma coisa legal, posto por aqui.

Beijocas
Gabizinha*

2 comentários:

  1. Ah, Gabi!! te entendo perfeitamente!! Nós tb contratamos uma faxineira a uns meses atrás!! É nova vida!!
    (novas unhas tb!!! hehehheh!! agora consigo deixar elas mais bonitinhas!!!)
    é presente de Deus mesmo!!

    ResponderExcluir
  2. aiii Juuu! to amando! Deus é bom demais! hauhuaha

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails