quinta-feira, 14 de julho de 2011

Torta de atum

Desde a época em que morei sozinha, em Santa Maria - RS, quando tinha 16 anos e saí do interior para estudar no cursinho pré-vestibular, sou uma viciada em atum. Chegava da aula e queria comer o mais rápido possível. Então, massa miojo com atum foi meu almoço por muitos dias seguidos e nem assim consegui enjoar. Até hoje gosto de ter sempre latas reservas no armário, para servir as amigas com uma pastinha de atum com requeijão e maionese em cima de torradas ou preparar um almoço rápido de penne com atum na panela de pressão. Só joga tudo dentro dela e deixa 3 minutinhos. Pronto.

Quando casei, preparei um livro com receitas para fazer em casa. Claro que uma delas era com atum. Torta de atum, que eu fiz essa semana.

A foto foi tirada praticamente do último pedaço. Estou sem câmera e aproveitei a visita da cunhada para registrar. Como eu tinha só uma lata, fiz metade da receita, mas se fizer inteira, ela fica mais altinha.


último pedaço!


Torta de atum

Ingredientes:3 gemas
4 colheres de sopa de margarina
1 1/2 xícara de chá de maizena
2 xícaras de chá de farinha
1 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de queijo ralado
1 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de fermento
1 pitada de sal
3 claras

Recheio:
2 latas de atum
2 tomates sem pele em rodelas
orégano, salsinha, manjericão
azeitonas (se quiser)

Preparo:
Faça um molho com o atum e corte o tomate em rodelas. Reserve.
Bata as gemas com a margarina. Junte a maizena, a farinha, o óleo, o queijo ralado, o leite, o fermento e o sal. Misture bem. Por último, em outra vasilha, bata as claras em neve. Depois, misture com a massa bem devagar.
Para montar, coloque metade da massa em uma forma de abrir bem untada. Vá colocando o atum, os tomates em rodelas e azeitonas. Cubra com a outra metade e jogue temperinhos por cima. Deixe assar em forno quente por 40min.

Um comentário:

  1. Adorei a receita, copiei e vou fazer para o maridão, tomara que ele goste.

    Beijinhosssss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails