terça-feira, 10 de agosto de 2010

Use bicarbonato de sódio

É baratinho e muito útil
Você sabia que o bicarbonato de sódio tem várias utilidades dentro de um lar? Eu comprei um vidrinho há alguns meses atrás, pois ouvi dizer que era muito bom para a limpeza de pias e banheiros. Hoje resolvi dar mais uma pesquisada e descobri que esse produto pode servir como um grande salva-vidas dentro de casa. Seguem abaixo algumas dicas sobre o seu uso:

Remoção de odores de geladeira e freezer: Depois de retirado todo o gelo, limpe com um pano limpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato de sódio (uma colher de sopa bem cheia em meio litro de água morna) e depois seque com um pano limpo. Esta mesma solução pode ser utilizada para retirar qualquer cheiro forte que tenha ficado no plástico, mergulhe os vasilhames em água com bicarbonato de sódio, e deixe por vários minutos, depois lave normalmente com água.


Limpeza da cafeteira de aço inox: Adicione duas colheres (sopa) de bicarbonato de sódio a um volume de água equivalente a sua capacidade, deixe-a ferver durante 10 a 15 minutos numa vasilha e então despeje a solução sobre a cafeteira.

Limpeza da garrafa térmica: lave a ampola (vidro prateado) com uma solução de água quente e bicarbonato de sódio para retirar resíduos do líquido. Enxágue bem. Não use utensílios de metal para limpar a ampola de vidro, pois ela é frágil.

Sujeira ou manchas no aço: aplique uma mistura feita com bicarbonato de sódio dissolvido com álcool etílico, até formar uma pasta (tipo pasta cristal), usando um pano macio ou uma bucha de náilon para passar na superfície do aço inox, faça-o sempre da maneira mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido, caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares, depois, enxágue com bastante água, preferencialmente morna e seque com pano macio.

Limpeza de utensílios de inox: dissolva 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em um litro de água e lave as peças.

Limpeza de panela queimada: salpique com bicarbonato de sódio e umedeça. Depois de algumas horas lave e o queimado sairá facilmente. E, se a comida grudou, encha a panela com água quente e duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe algum tempo e limpe.

Limpeza de carpetes: uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato de sódio e aspirando logo a seguir.

Desentopimento do cano da pia: jogue dentro dele um pouco de bicarbonato (2 a 4 colheres de sopa), derramando, em seguida, meia xícara de vinagre.

Ladrilhos e cerâmicas: para uma limpeza leve, lave os ladrilhos com uma solução de ½ xícara de amônia, ½ xícara de vinagre branco, ¼ de xícara de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna.

Manchas de ferrugem nos tecidos: passe uma mistura de suco de limão com bicarbonato de sódio ou coloque suco de limão sobre a mancha. Depois cubra o local com sal e deixe no sol por 20 minutos. Para ambos os casos, repita a operação se a mancha persistir e depois lave normalmente.

Manchas amareladas de tecidos: para clarear tecidos de algodão e linho já amarelados pelo tempo, ferva o tecido numa panela bem limpa por 1hora em uma solução de sal de cozinha e bicarbonato de sódio.
Fonte: aqui

Aproveitem as dicas!

Um comentário:

  1. vou tentar usar bicarbonato de sodio na salada

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails